quinta-feira, 29 de março de 2012

Carta à Minha Cidade.

Bom dia Salvador.

Ando um pouco triste com você por conta das mazelas às quais se deixas submeter, pelos seus filhos que convivem com tantas faltas e reclames... Teus casarões a ruir, a violência que domina tuas ruas, a sujeira e escombros humanos depositados na sarjeta por conta de ingerência dos teus conselheiros e governantes.


Mesmo assim, continuo te amando, acreditand
o que esta é uma má fase que atravessas. Porém, ainda vejo a beleza da tua Ondina, Amaralina, sigo passeando pela tua Suburbana, teu Pelourinho. Ainda moro na Ribeira, vou pro Campo Grande, pego a Carlos Gomes, a Lapa, a Barroquinha, minhas vias de acesso ao Convento da Lapa, um dos cenários das lutas pela tua independência. E a Lapinha? Liberdade, Curuzú, Largo do Tanque, São Caetano. A Estação Pirajá tão bem retratada pelo Poeta José Carlos Limeira e o que dizer de Castro Alves que tomou emprestado o corpo de Marcos Peralta?

Na Praça 2 de julho, que era o nome do nosso aeroporto, vejo símbolos de bravura e miscelânia cultural que atiçam minha baianidade. E te digo mais: tem uma galera doida pra ser soteropolitana: uns amazonenses, paulistas, pernambucanos, maranhenses, argentinos, sergipanos e os meus queridos cariocas que se rendem à tua Poesia, ao Olodum, ao batuque dos Browns e sua percussão contagiante e inconfundível.

Nas férias, fico louca pra pegar o avião e ganhar o mundo, mas basta ouvir a frase: " senhores passageiros com destino a Salvador...", ver suas fotos na internet, uma reportagem na TV ou contemplar tuas curvas durante um voo panorâmico que meus olhos ficam marejados...

Salvador, minha linda cidade, peço a Deus que te dê muitos anos de vida, teus governantes cuidem de ti, teus filhos vivam com dignidade, o amor, o sincretismo religioso e o respeito às diversidades sigam de mãos dadas. Que você continue fazendo parte da minha vida, sendo cenário da minha história, teus sons me inspirem e o "dendê" que corre nas minhas veias nunca se esgote!

Com carinho,

Jana Negra Luna

Nenhum comentário:

Postar um comentário